Agente Literário

Dos vários milhares de autores que todos os anos tentam ser publicados pelas editoras chamadas convencionais, apenas alguns poucos conseguem alcançar seus objetivos. E quando se trata de autores estreantes, são menos ainda.

Independentemente de ser um autor estreante ou não, uma vez sozinho, ele tem de investir tempo e dinheiro na busca de editoras, em registrar sua obra, enviar cópias para editores e… aguardar respostas que, na imensa maioria das vezes é uma negativa e que, indefectivelmente demoram meses e meses a chegar.

A função do Agente Literário é o elo de ligação entre o autor e a editora, concentrando todos os esforços para a publicação da obra numa única pessoa e, assim, evitando perda de tempo e dinheiro para o autor. Ele  é o primeiro a avaliar a obra e é o profissional que deverá levá-la para a editora que melhor se enquadre no perfil do trabalho apresentado.

Além disso, também é função do agente, cuidar do contrato que o autor celebrará com a editora e de todos os processos burocráticos compreendidos por essa negociação. E também deverá fiscalizar a divulgação, a distribuição e a comercialização da obra pela editora e, até mesmo em pontos de vendas, no sentido de possibilitar ao autor as informações sobre esses processos.

No que diz respeito ao relacionamento do autor com a mídia, é da responsabilidade do Agente Literário orientá-lo nas entrevistas e nos eventos em que a presença do autor for solicitada.

A remuneração é feita através de um acordo com o autor e pode ser de várias maneiras, desde a cobrança de uma taxa mensal por um determinado período de assessoria, a um percentual sobre os ganhos em direitos autorais, percentual este que pode variar de 10 a 20% sobre o montante de ganhos do autor.

Com a mudança de paradigma nos processos comunicacionais, somado às novas tecnologias e ferramentas de marketing disponíveis, o Agente Literário passa a ser um PR Digital, ou seja, um relações públicas que atua por meio de técnicas de engajamento social e posicionamento nos mecanismos de pesquisa. A Web Startup, acompanha essa transformação e atribuindo todo o know-how adquirido com o Selo Editorial da Ryoki Produções, em parceria com a K2 Editora, oferece soluções inovadoras e de maior custo x benefício.

Saiba como funciona esse NOVO MODELO de Agenciamento Digital ou leia mais sobre Agenciamento Literário.